Explique sempre o significado do verso e o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.
Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.
Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações das crianças).
Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição
Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios... Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.
Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.
Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição, por isso torne-a divertida e seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas. (repetição só as meninas, só os meninos, quem esta de azul, quem está de calça...), vc vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as Palavras de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário